‘Cidades têm de aplicar metas em todos os modais’, diz consultor em transporte

Para Timothy Papandreou, que participa nesta quinta do Summit Mobilidade Urbana 2019, governos devem liderar colaboração com empresas em vez de assumir postura reativa

Para o consultor Timothy Papandreou, que participou do projeto do carro autônomo do Google e atuou por cerca de quinze anos em agências governamentais de transporte em Los Angeles e São Francisco, os governos precisam começar um diálogo de colaboração com as empresas de mobilidade e devem aplicar suas metas de eficiência em todos os modais, não apenas nos novos.

Papandreou será um dos principais palestrantes do Summit Mobilidade Urbana 2019, principal fórum de discussão e tendências em transporte e deslocamento urbano, que acontece nesta quinta-feira em São Paulo. O evento deste ano contará com a participação do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, além de especialistas no setor.

O consultor de transporte Timothy Papandreou, fundador e CEO da Emerging Transport Advisors.
Foto: OECD / ITF 2018 / Marco Urban

Pouco antes de embarcar para o Brasil para fazer sua apresentação no Summit, Papandreou conversou com a reportagem sobre algumas das questões mais pertinentes da mobilidade urbana. Confira a seguir:

Como diretor de inovação da agência de transportes de San Francisco, um de seus objetivos era melhorar a experiência dos usuários. O que foi feito de fato?

Perguntamos aos usuários como era sua rotina diária e como poderíamos melhorá-la no curto prazo. Isso não é típico de governos, que sempre pensam no longo prazo. Destacamos medidas rápidas e baratas, e que poderiam surtir grandes efeitos: faixas de pedestres mais seguras, mais ciclovias e gestão de estacionamentos. Testamos como acelerar o transporte público, desde as faixas de ônibus exclusivas a pagamento via celular. Exploramos compartilhamento de carros, bicicletas e patinetes. Queríamos melhorias visíveis em semanas e meses, em vez de anos. As informações coletadas foram inseridas em projetos maiores, de longo prazo.

Leia o conteúdo completo aqui

Leave a Comment